Como saber qual estilo de fotografia é para você?
Casamentos, Estúdio

Como saber qual estilo de fotografia é para você?

Encontre a agulha no palheiro e descubra seu estilo de fotografia adequado.

 

Bora um ensaio na praia?. Fotografia do Jesús Ochoa

 

No mercado da  fotografia existem tantos estilos quanto fotógrafos, pois cada fotógrafo tem um olhar único. Portanto, cada um pode descrever seu trabalho de inumeráveis formas: avant-garde, vintage, surrealista, chique, fashion… e assim, ad infinitum. No final, isso tem mais a ver com a visão que cada fotógrafo tem do seu trabalho que com estilos estabelecidos na fotografia.

Na hora de escolher a fotografia de casamento, tantos estilos podem causar muita confusão. Qual é que é a diferença entre eles? Existe algum melhor que outro? Qual devo escolher? Tomar a decisão certa pode ser difícil sem uma orientação adequada e muitas vezes pode conduzir a uma escolha errada, e por isso fizemos este artigo para simplificar sua vida e te ajudar a escolher o fotógrafo que melhor pode registrar o casamento do jeito que você realmente quer.

Embora existam muitos estilos, no final eles encaixam dentro  destas principais categorias que descrevemos a seguir:

 

Clássico – Tradicional: se você prefere os retratos clássicos, vá por um fotógrafo especializado em fotografia tradicional ou retratos. Estas vão ser fotografias posadas de vocês, sua família e amigos em algum cenário. Não quer dizer que não existe criatividade nesta categoria. Enquanto alguns fotógrafos vão escolher lugares tradicionais para as poses (como o altar da igreja ou o gramado da chácara na recepção) outros fotógrafos vão além e usam composições mais dramáticas (por exemplo o lobby do hotel o um retrato no meio da estrada no caminho ao buffet com a paisagem de fundo).

Os retratos clássicos também podem ter altas doses de criatividade. Fotografia do Gustavo Córdova – 55 Estúdio Criativo

 

Documentário – Fotojornalístico: ao contrário da fotografia posada, este é um estilo espontâneo e natural. Com um fotógrafo estritamente fotojornalista, raras vezes você vai encontrar fotos de pessoas olhando para a câmera. Em vez disso pode ter fotos dos padrinhos brindando com o noivo, das madrinhas rindo junto da noiva, ou a emotividade dos pais na hora da cerimônia. As fotos capturam os momentos do mesmo jeito que eles  aconteceram e juntas contam a história daquele dia.

A fotografía espontánea captura momentos que usualmente passam desapercibidos. Fotografia do Gustavo Córdova – 55 Estúdio Criativo

 

Fine Art: embora parecido ao estilo documentário, este estilo permite ao fotógrafo ter uma maior habilitação artística para embutir seu próprio ponto de vista e estilo nas fotografias. Portanto, enquanto as fotos refletem a realidade, é a realidade do fotógrafo. Neste estilo não é raro ver fotos desfocadas ou com sensação de movimento (não confunda com o que faz um mau fotógrafo ou iniciante, isso é outra história), mais granuladas, sonhadas ou de aparência apagada, mas tudo isso faz parte da intencionalidade do fotógrafo. Os poucos fotógrafos de casamento que ainda usam exclusivamente filme podem ser incluídos nesta categoria. Aliás, um fotógrafo que usa equipamento digital ainda pode ter este estilo, e outros podem alternar entre digital e filme durante o casamento. Não é sempre que um fotógrafo que faz Fine Art também faz retratos tradicionais, assim que se é realmente importante para a sua mãe ter fotos posadas da família, procure alguém que faz ambos, ou considere contratar um segundo fotógrafo para as sessões de retratos.

Na fotografia Fine Art é permitido experimentar composições mais inusitadas. Fotografia do Mariano Sfiligoy

 

Ousado – Arrojado: Este estilo de fotografia – um ramo do Fine Art, é marcado por usar ângulos inclinados (chamados “ângulos holandeses”), enquadramentos não convencionais e fora-da-caixa. Assim, em vez de uma foto direta do casal trocando votos, a foto pode ser inclinada com um arranjo do altar ou vela no primeiro plano. Ou a foto da noiva tendo sua maquiagem feita pode ser atirada de cima, com ênfase no pincel de sombra de olhos em vez de seu rosto. Mesmo um único retrato da madrinha pode ser tirado de modo que seu rosto assuma apenas a parte inferior da foto enquanto o resto do espaço é preenchido com a parede ou o que esteja atrás dela.

Os fotógrafos de estilo arrojado experimentam com enquadramentos e iluminação bem fora do convencional. Fotografia do Mariano Sfiligoy

 

Agora que as opções são mais reduzidas, pregunte-se: Qual delas te atrai mais? Você se imagina nas fotos quando olha o trabalho de um fotógrafo? De que jeito gostaria que a história do seu casamento fosse contada?Responder estas preguntas te ajudará a fazer uma escolha e obter um resultado que realmente represente a personalidade de vocês.

Então, agora que conhece melhor sobre os estilos de fotografia de casamento, adoraríamos saber o que você acha deles. Qual você escolheria para o seu casamento? Que é o que gosta mais desse estilo? Deixe sua opinião nos comentários!

 

 

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *